Vem aí: I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território


As dinâmicas espaciais do mundo pós-século XX estão transformando, intensamente, as políticas institucionais na atualidade, o que reestrutura as bases de novas organizações políticas, econômicas, culturais e tecnológicas na contemporaneidade do século XXI. As mudanças em curso afetam o cotidiano de sociedades diversas conectadas por redes formais e informais através das quais se difundem estratégias de organização e ação político-territorial. Tais estratégias afetam as instituições, criando novos cenários para a gestão de políticas que reordenam constantemente os territórios, direcionando-os para geopolíticas diversas entre agentes e instituições, homens e governos, em múltiplas escalas de ação.

Acompanhando esse cenário de importantes mudanças, um grupo de pesquisadores territoriais (geógrafos, geopolíticos, gestores públicos…) reunidos em Manaus, em maio de 2013, decidiu criar a Rede Brasileira de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (REBRAGEO), canal de estruturação de estudos espaciais capazes de ajudar a sociedade civil e os agentes públicos e acadêmicos a pensar a formação político-territorial do mundo atual para que nele se atue de forma competente.

Este primeiro evento ocorrerá no campus Gávea da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre os dias 07 e 10 de outubro de 2014, sendo a coordenação central realizada pela associação dos Departamentos de Geografia e Meio Ambiente e de Relações Internacionais da IES carioca.

Mais informações em http://www.geo.puc-rio.br/congresso/?page_id=4